Paromundo.jpg

Olá!

Bem-vindo a PAROMUNDO! 
Aqui compartilhamos nossas experiências e histórias pelo mundo. Aproveite!

Planejando a Roadtrip em 10 Passos

Planejando a Roadtrip em 10 Passos

Viagens de carro sempre fizeram parte da minha infância. Meus pais percorreram as estradas do país para rever familiares, visitar amigos e conhecer novos lugares com os filhos no banco de trás do carro. Só percebi o quanto esses momentos me marcaram recentemente, durante a última roadtrip, depois de quase 10 anos longe da estrada.

 

Durante nossa estadia nos Estados Unidos também tivemos oportunidade de realizar algumas viagens no nosso guerreiro Kia Rio (isso é assunto para outro post...). As condições das estradas, a segurança e a possibilidade de hospedagem tornam o cenário bem diferente da realidade brasileira. Mas não inviabilizam a viagem, apenas demandam um planejamento mais cuidadoso e atenção durante a viagem.

 

Quando anunciamos que pegaríamos a estrada por mais de duas semanas pelo interior do país as preocupações e recomendações vieram em enxurrada. Mas decidimos encarar a viagem mesmo assim, tomando alguns cuidados básicos no planejamento da viagem para minimizar os possíveis riscos. Alguns insites também surgiram durante a viagem e gostaríamos de compartilhar com vocês nosso roteiro de planejamento para a roadtrip.

 

1. Cuide do seu principal aliado

2018-06-18 16.12.07 HDR.jpg

Seu carro é o item mais importante dessa jornada e é fundamental se certificar que esteja tudo certo antes de iniciar a viagem. Uma revisão completa no veículo para garantir seu perfeito funcionamento, bem como itens de segurança deve ser feita. Checar a documentação é outro ponto importante antes de cair na estrada, tanto do veículo quanto dos motoristas.

2. Escolha seu destino

A definição do local a ser visitado deve levar em consideração o tempo disponível e a distância a ser percorrida. Mais vale a pena escolher um destino próximo para aproveitar melhor o tempo no local deixando as cidades mais distantes para um feriado prologado ou férias. Com certeza tem diversos locais não explorados próximos a você que podem ser um excelente ponto de partida.

FullSizeRender.jpg

3. Conheça seu destino

Busque o máximo de informação do local a ser visitado para programar sua viagem da melhor maneira possível. O tempo disponível na viagem pode ser limitado, mas a diversão pode ser garantida por um planejamento correto. Elenque as atrações por preferência e divida-as em turnos, assim poderá reorganizar as visitas em caso de imprevistos. E não se esqueça de checar horários de funcionamento das atrações para evitar surpresas desagradáveis.

4. Use a tecnologia a seu favor

Praticamente todo mundo tem um celular conectado a mão atualmente. Isso significa um mundo de informação e possibilidades que podemos tirar proveito. Aplicativos de navegação, hospedagem, sugestão de locais a visitar e controle de despesas são aliados no planejamento das viagens. A disponibilidade de banda de internet pode ser um limitador em regiões afastadas das capitais do país. Busque hospedagem em locais com wi-fi disponível e conseguirá se conectar com o resto do mundo mais facilmente.

5. Viaje leve

A possibilidade de carregar o que couber no carro pode ser uma tentação. Mas viajar leve deve ser seu foco mesmo em uma roadtrip considerando que quanto mais leve melhor o desempenho do carro, bem como os desafios com hospedagem. Além disso, na jornada pela estrada as experiências serão sua bagagem mais valiosa.

FullSizeRender.jpg

6. Tenha hora para viajar

Considerando a qualidade das estradas e nível de segurança em algumas regiões, optamos por não dirigir a noite e recomendamos fortemente essa prática. Nos dias de estrada é importante calcular o tempo de direção para programar o horário de saída de modo que chegue ao destino antes de anoitecer. Deixe para dormir e descansar um pouco mais nos dias em que for permanecer na mesma cidade. E por falar em dormir, em nenhuma hipótese dirija com sono; se o cansaço bater, pare o carro e descanse por alguns instantes, seja revesando a direção ou simplesmente parando num posto de combustível, centro comercial ou posto policial por alguns minutos.

FullSizeRender.jpg

7.Hospedagem

Um dos itens mais caros em uma roadtrip, depois dos gastos com o carro (combustível, manutenção, etc.) a hospedagem será sua maior despesa na viagem. Planejar antecipadamente pode ser uma forma de economizar. Opções de hotéis, pousadas e até mesmo imóveis no Airbnb reservadas com antecedência costumam ser mais baratas. Busque opções com cancelamento/alteração disponível, já que seu roteiro pode sofrer mudanças ao longo do percurso.

FullSizeRender.jpg

8. Comes e bebes

O dilema entre leva a comida que será consumida e ou comer na estrada ronda toda roadtrip. Não há certo e errado, já que as duas possibilidades são viáveis e enriquecedoras. Levar alguns snacks e frutas permite ter algo para matar a fome mesmo quando percorremos quilômetros de estrada sem comércio confiável. Contudo, se permitir parar no restaurante de beira de estrada cheio de caminhoneiros (sinal de comida boa) e com o cheiro de comida caseira tomando conta da estrada NÃO TEM PREÇO!!! Caso decida levar, cuide para não transportar alimentos perecíveis em condições não apropriadas, o que pode colocar sua saúde em risco.

FullSizeRender.jpg

Água é um item fundamental durante a viagem. Compre garrafas de água e mantenha-as por perto. Nós consumimos cerca de 3 litros de água por dia (casal) e decidimos comprar um galão de 20L com uma bomba manual para manter no carro. Foi uma economia válida no nosso caso, já que bebemos bastante água.

9. Trilha sonora da viagem

A princípio não é um item essencial na viagem, mas a medida que nos afastamos das capitais, após horas de estrada, a disponibilidade de entretenimento começa a ficar limitada a rádios regionais ou músicas repetitivas. Ter uma boa playlist salva no celular torna a viagem mais leve e divertida, com músicas como pano de fundo para momentos especiais, shows de karaokê na estrada e cantoria coletiva, se preferir.

10. Permita-se

Como em toda e qualquer viagem, o mais importante é se permitir experimentar e conhecer lugares e pessoas. Estar de carro na estrada torna toda a viagem mais flexível, aumentando as possibilidades de vivenciar experiências únicas no seu tempo. Aproveite essa oportunidade da melhor maneira possível e divirta-se durante a jornada.

2018-06-16 12.03.24.jpg

Tomando os cuidados necessários e se organizando antecipadamente é possível curtir o máximo da sua roadtrip. Terminadas as duas semanas de estrada no interior do Brasil só temos boas histórias para compartilhar e a vontade de repetir a empreitada assim que possível. Esperamos que possamos colaborar para tornar a sua roadtrip mais fácil e proveitosa.

Conta pra gente o que achou da nossa aventura e das nossas dicas aqui embaixo.

Morro de São Paulo: Férias Perfeitas para Todos os Gostos!

Morro de São Paulo: Férias Perfeitas para Todos os Gostos!

Guia Réveillon Copacabana

Guia Réveillon Copacabana