Paromundo.jpg

Olá!

Bem-vindo a PAROMUNDO! 
Aqui compartilhamos nossas experiências e histórias pelo mundo. Aproveite!

Guia Réveillon Copacabana

Guia Réveillon Copacabana

Passar o Réveillon em Copacabana é uma experiência única e inesquecível. Com este guia é possível se preparar e aproveitar o melhor da princesinha do mar e iniciar o Ano Novo se divertindo muito.

FullSizeRender.jpg

O Réveillon em Copacabana é a maior festa do Brasil e por esse motivo atrai mais de 2 milhões de pessoas para os quatro quilômetros de praia do bairro. Considerada a maior festa a céu aberto do mundo, combina um espetáculo de fogos de artifícios com shows de grandes artistas populares e muita tecnologia. Essa mistura permite uma celebração gratuita e democrática, para todos os gostos e bolsos.

Em 2018, o palco principal receberá a Banda de Ipanema, um dos maiores blocos do carnaval carioca, e a banda  Skank, já confirmadas para a festa em Copacabana. Outras duas atrações estão sendo negociadas pela prefeitura do Rio de Janeiro: um grupo de samba e um artista brasileiro de fama internacional. Em 2017 a festa contou com 12 telões e 30 torres de som espalhados pela areia, permitindo que os turistas pudessem acompanhar cada detalhes do evento. A queima de fogos durou 17 minutos e foi filmada por drones. Podemos esperar ainda mais emoção em 2018!

Na tradicional queima de fogos são detonados de balsas oceânicas fundeadas no mar, permitindo aproveitar ao máximo do espetáculo, da areia ou do mar, em segurança. Anualmente, vários navios de passageiros e embarcações particulares atracam no mar de Copacabana, permitindo a seus tripulantes acompanharem a queima de fogos diretamente do mar.

IMG_9239.JPG

Preparativos

Roupas leves e calçados confortáveis são a melhor opção para a virada de ano na praia. 

Cuidado ao usar jóias, relógios, câmeras e celulares! A cidade se prepara para a festa e o policiamento é reforçado no evento, mas apesar das milhares de pessoas de bem com o intuito de aproveitar a festa, podem existir oportunistas mal intencionados e todo cuidado é pouco.

Cadeiras e toalhas espelhadas pela areia são uma boa opção para aguardar a contagem regressiva.

Chegar e Sair

Todos os anos a prefeitura da cidade monta um esquema especial de acesso ao bairro e recomenda que a população utilize o transporte público como principal forma de locomoção no evento.

Estacionar em Copacabana fica restrito a moradores a partir das primeiras horas do dia 31 e, a partir das 18h, a circulação de veículos de passeio é proibida no bairro. É possível deixar o carro em bairros vizinhos, como Urca, Leme, Ipanema e Botafogo, e seguir andando para Copacabana, mas conseguir vaga ainda será difícil e possivelmente caro.

O metrô, com 3 linhas que ligam o subúrbio, a zona norte e a Barra da Tijuca à Praia de Copacabana, continua sendo a melhor opção de transporte para o réveillon mais famoso do Brasil. O esquema especial para o réveillon de Copacabana conta com bilhetes especiais - só é possível embarcar com esse tipo de bilhete - em dois formatos: bilhete único para ida e volta e bilhetes individuais só de ida ou só de volta. São vendidos ao longo do mês de dezembro, somente em dinheiro, nas estações Pavuna, Carioca, Central, Glória, Uruguai e Jardim Oceânico das 10h às 21h. Já a volta no metrô é liberada para qualquer horário entre a meia-noite e as 5h do dia 1º, sendo o horário crítico por volta das 2h, quando os shows estão terminando.

Copacabana é ainda atendido por diversas linhas de ônibus oriundas de várias regiões da cidade. Contudo, as linhas regulares de ônibus circulam em Copacabana até as 22h do dia 31. Após este horário circularão somente até os terminais especiais de embarque/desembarque localizados na Enseada de Botafogo e em Ipanema. O terminal na Enseada de Botafogo atende as linhas com destino ao Centro, Rodoviária e bairros da Zona Norte. O Terminal de Ipanema (Rua Prudente de Moraes e Avenida Vieira Souto) destina-se aos bairros da Zona Oeste.

Onde Ficar

A festa em Copacabana conta, todos os anos, com um grande palco principal montado na areia, em frente ao Hotel Copacabana Palace, próximo à estação Cardeal Arcoverde do metrô. Este é o ponto de maior concentração de pessoas! Por isso, se fizer questão de acompanhar o show de pertinho, procure chegar bem cedo, curtir o dia na praia e garantir seu lugar próximo ao palco. No horário dos shows certamente não haverá lugar vazio nessa área da praia.

FullSizeRender.jpg

Mas se não fizer questão de ver os shows de perto e quiser curtir o espetáculo com tranquilidade, vale se distanciar dessa área e acompanhar os shows pelos diversos telões espalhados por toda extensão da praia. Do posto 2 ao posto 6, em qualquer ponto é possível acompanhar a queima de fogos e quanto mais longe dos palcos, mais tranquilo para encontrar um espaço na areia.

Qualquer que seja o lugar, não deixe para se deslocar ao local da queima de fogos na última hora pois existem muitas pessoas circulando pelas ruas do bairro e a locomoção fica mais lenta. Não corra o risco de estar entre os prédios à meia-noite e perder a queima de fogos.

Comes e Bebes

O mais comum na noite de réveillon é ver as pessoas levando sua própria bebida para a areia no famoso isopor. Garrafas de vinho e champanhe são bem vindas à espera do ano novo, estourando à meia noite, então mesmo que não leve bebidas, prepare-se para levar alguns respingos.

É possível contar ainda com ambulantes, mercados e bares das ruas transversais no abastecimento para a noite.

Quiosques, bares e restaurantes de Copacabana costuma fazer pacotes especiais para a noite de réveillon, com comida e bebida liberadas a noite toda e área restrita, porém com acesso livre para quem quiser sair e voltar da festa na areia. Não costuma ser um serviço barato, mas é uma boa opção para aqueles que buscam confortam durante o espetáculo.

 

Banheiros e Limpeza

A prefeitura disponibiliza banheiros químicos gratuitos montados nas principais vias de acesso à orla, próximos das saídas do metrô, principalmente. As filas podem ser longas então antecipe-se.

Alguns bares e restaurantes no entorno da praia também costumam cobrar taxa para quem quiser usar os banheiros, mais limpos e com menos filas.

A equipe de limpeza é reforçada e limpam toda a orla na manhã seguinte ao evento. Faça a sua parte e recolha seu lixo antes de deixar a areia, mantendo a Cidade Maravilhosa limpa.

Festas

Para aqueles que buscam conforto e exclusividade, é possível assistir à queima de fogos em uma das opções de Festas de Réveillon da orla de Copacabana. Seguem algumas das opções disponíveis no bairro:

Belmond Copacabana Palace: um dos hotéis mais icônicos do Brasil, oferece jantar e pista de dança com open bar.

Emiliano Rio: o rooftop do hotel possui vista privilegiada para a queima de fogos e inclui menu assinado e drinks a vontade.

JW Marriott: a céu aberto, a festa acontece na cobertura com vista para a queima de fogos, contando ainda com DJ, open bar, coquetel volante e jantar.

Pestana Rio Atlântica: com opções em diversos ambientes do hotel, inclui coquetel volante e open bar.

Rio Othon Palace: festa em dois ambientes incluindo jantar, bebidas liberadas e DJ.

Informações Importantes

Postos de atendimento médico funcionam das 17:30 do dia 31 até o final da festa na praia de Copacabana. Esses postos contam com profissionais de saúde, leitos e poltronas de hidratação  e ambulâncias com equipamentos para suporte avançado, espalhados em diversos pontos da praia.

Torres de observação são instaladas nas areias e no calçadão. São disponibilizados policiamento a pé, a cavalo e viaturas, por parte da polícia militar e da guarda municipal. A estação de metrô da Cardeal Arcoverde conta com policiamento do batalhão de ações com cães.


Esse post faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os posts de hoje são sobre lugares fascinantes para se passar o Réveillon. Confira mais dicas com: 

Aninha Por Aí em Réveillon em Balneário Camboriú

Viajante em Série em Réveillon em Las Vegas.

Vivendo a Vida Pelo Mundo em Réveillon Al Mare.

Planejando a Roadtrip em 10 Passos

Planejando a Roadtrip em 10 Passos

Vale dos Vinhedos: Spa do Vinho e Vinícola Miolo

Vale dos Vinhedos: Spa do Vinho e Vinícola Miolo