Paromundo.jpg

Olá!

Bem-vindo a PAROMUNDO! 
Aqui compartilhamos nossas experiências e histórias pelo mundo. Aproveite!

Destino Lua de Mel: Cancún

Destino Lua de Mel: Cancún

Sol radiante, praias paradisíacas, culinária deliciosa, riqueza cultural, passeios encantadores e baladas regadas à tequila levam muitos turistas anualmente à Cancún, mas este também pode ser o destino perfeito para sua lua de mel. Além de todas as atrações encontradas na cidade, Cancún é uma excelente base para exploração da península de Yucatán e conhecer outros destinos da região como Akumal, Cozumel, Isla Mujeres, Playa Del Carmen, Chichén Itzá e Tulum.

A cidade localiza-se em Quintana Roo, no México, e é dividida em duas áreas: Zona Hoteleira e Downtown. A Zona Hoteleira, uma ilha conectada ao continente por duas pontes em seus extremos, possui 22 quilômetros de praias, onde estão localizados a maioria dos hotéis, restaurantes e casas noturnas. Downtown é o centro da cidade, onde encontramos pequenos shoppings e mercados.

CHEGANDO EM CANCÚN

Cancún possui aeroporto próprio e brasileiros que viajam a turismo por até 180 dias são isentos de visto para entrar no México, bastando apresentar um passaporte válido durante todo o período da viagem. O Aeroporto Internacional de Cancún é um dos mais movimentados da América Latina e todas as malas são inspecionadas, o que gera uma grande demora na liberação das mesmas para retirada.

O desembarque do aeroporto possui diversas opções de táxis e vans para levar os turistas até os hotéis. Para pegar o táxi, contrate logo na saída do desembarque ao invés de buscar do lado de fora, onde as opções são menores; o preço é tabelado para a viagem à Zona Hoteleira. É possível também contratar o transfer do hotel para fazer o translado; trata-se de uma opção mais cara, mas certamente mais confortável. Se optar pelas vans, certamente fará uma viagem mais econômica, mas saiba que dividirá a corrida com outros passageiros, o que pode atrasar a sua chegada conforme o número de paradas.

 Nachos e Tortilhas

Nachos e Tortilhas

Ainda há a opção de alugar um carro ainda no aeroporto, principalmente se tiver incluído passeios distantes no planejamento de sua viagem. Certamente será mais econômico do que contratar os passeios separadamente ou mesmo alugar o carro no hotel. Mas caso decida ficar na região de Cancún apenas, organize apenas o transporte hotel-aeroporto-hotel pois toda locomoção na cidade pode ser fácil e seguramente feita a bordo do ônibus que circula pela Zona Hoteleira.

A maioria dos hotéis localiza-se ao longo da Kukulcán Boulevard, de frente para o mar caribenho, e funcionam com sistema all-inclusive (refeições e boa parte das bebidas incluídas na diária). Leve em consideração o perfil da sua viagem na escolha do hotel pois se for passar a maior parte do tempo em passeios fora do hotel, busque aqueles que oferecem meia pensão ou apenas o café da manhã. De toda forma, deleite-se todas as manhãs com o "jugo de zanahoria con naranja" (suco de cenoura com laranja) - potencializador do bronzeado, oferecido nos resorts.

Mas se o objetivo for descansar a beira mar, com momentos de tranquilidade e romance no hotel, considere ainda o perfil das praias na hora de escolher o hotel. Nos primeiros nove quilômetros da faixa de areia as águas são mais calmas e vida noturna mais agitada; até o quilômetro 14, o mar fica mais agotado e o comércio abundante; dali em diante o mar fica mais revolto e os arredores menos interessantes. 

 Piscina de borda infinita do JW Marriott

Piscina de borda infinita do JW Marriott

CONHECENDO A REGIÃO

A melhor visão de Cancún está na Torre Giratória, localizada na Playa Linda, de onde partem os barcos para Isla Mujeres (El Embarcadero), tem vista para algumas praias da região, bem como para a Lagoa Nichupté e sua vegetação. Ao longe é possível avistar o centro da cidade também. Se estiver pela região vale a pena a visita, já que o custo de acesso é relativamente baixo.

Para quem busca atrações aquáticas, empresas como a AquaWorld oferecem diversas atrações como passeio de barco com fundo de vidro sobre os corais, voos de parasail, pesca em alto mar, passeios de jet-ski e o Jungle Tour. Neste passeio cada pessoa conduz seu próprio barco ou jet-ski, seguindo um guia, desde a Lagoa Nichupté até o mar, onde é feita uma parada para mergulho com snorkle. O local em si não é o melhor ponto para a prática do snorkel, mas o passeio de cerca de duas horas pela região vale muito a pena.

 Aventuras aquáticas para todos os gostos!

Aventuras aquáticas para todos os gostos!

Os parques são na verdade eco parques, áreas preservadas e exuberantes que reservam experiências inesquecíveis como nadar com golfinhos e explorar cavernas. Uma dica importante é reservar os tickets com antecedência , já que os locais são concorridos. Os parques também localizam-se a alguns quilômetros da Zona Hoteleira e o serviço de transfer será necessário, caso não tenha alugado um carro. Dentre as opções disponíveis, o XPlor é o parque mais novo da região e foca em esportes radicais como tirolesa, trilhas e escaladas; o Xel-Ha tem a natureza local como principal atrativo; já o Xcaret é o parque mais antigo e mais conhecido, possui mini zoológico, shows de cultura maia, sítios arqueológicos, interação com golfinhos, praias e spa. Os ingressos em todos os parques incluem almoço.

Se tratando de belezas naturais, os passeios para as ilhas e praias próximas revelam areias brancas, mar azul e muita vida marinha para apreciar. Em Isla Mujeres aproveite para fazer snorkel e mergulhar nas águas cristalinas. Já em Cozumel aproveite para fazer um mergulho (com cilindro de oxigênio mesmo) e se surpreender com a diversidade marinha. Existem muitos guias especializados na região preparados para o chamado batismos de mergulhadores de primeira viagem. Aproveite ainda para conhecer Akumal, destino acessível por estrada com águas calmas perfeitas para mergulho com as tartarugas da região. 

Conhecer a história da civilização maia é uma das principais experiências de Cancún. Começando por Chichén-Itzá, declarada patrimônio da humanidade, que data do século V e foi construído para abrigar os líderes religiosos e servir como calendário. Outro ponto turístico repleto de história e cultura é Tulum, surgida no século I, foi a principal cidade portuária dos maias e localiza-se num cenário paradisíaco. No caminho para as ruínas é possível programar parada em um cenote - espécie de gruta alagada, perfeita para banho - mas organize bem o horário para aproveitar um pouco de tudo.

RESTAURANTES E VIDA NOTURNA

Pausas no romance para curtir a culinária local são bem vindas. A quantidade de restaurantes na cidade é enorme, com opções para todos os bolsos e gostos. Desde comida mexicana, italiana, americana, japonesa e tailandesa. Uma excelente opção para conhecer a culinária local e de quebra adquirir artesanatos e souvenirs, é o Mercado 28 em Downtown Cancún.

Para quem quer manter a celebração ainda na lua de mel, a vida noturna em Cancún é bastante agitada, principalmente na altura do quilômetro 9,5 da Kukulcan Boulevard onde localiza-se a concorrida Coco Bongo, uma mistura de casa de show, bar temático e boate. Suas portas se abrem às 23 horas somente para maiores de 18 anos. Outras opções para este público são Dady O, The City, Bulldog e Congo. A bebida típica da região é a Tequila, produzida a partir do Agave, planta que também origina o Agavero, bebida na forma liquorosa.

 O Agave dá origem às famosa Tequila

O Agave dá origem às famosa Tequila

A variedade de opções de lazer encanta os  turistas que visitam Cancun e não seria diferente com os casais apaixonados. Este é um destino que certamente irá marcar esse momento tão importante tanto pela diversidade cultural, como cenários paradisíacos e diversão garantida.  Vá sem medo de errar!

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os posts de hoje são sobre lugares para viajar na Lua de Mel. Blogueiras: 

Lua de Mel: Dicas de 5 destinos, com a Manu do blog: manunomundo.com

Cinco Destinos para Lua de Mel, com a Tharsila do blog: mapeandomundo.com

 

Mergulhando em Cozumel

Mergulhando em Cozumel