Paromundo.jpg

Olá!

Bem-vindo a PAROMUNDO! 
Aqui compartilhamos nossas experiências e histórias pelo mundo. Aproveite!

Morro de São Paulo: Férias Perfeitas para Todos os Gostos!

Morro de São Paulo: Férias Perfeitas para Todos os Gostos!

Morro de São Paulo, localizado a 60km ao sul de Salvador na Ilha de Tinharé, município de Cairu (BA). Possui praias paradisíacas, águas azuis esverdeadas, com ótima estrutura turística. Com opções de diversão e estrutura para todos os gostos e bolsos, Morro de São Paulo é o destino perfeito para famílias, casais românticos e jovens em busca de agito.

FullSizeRender.jpg

Por estar situado em uma ilha, só pode ser acessado de barco ou avião. Não é permitida a circulação de carros pelo vilarejo. Todo o material de construção que chega de barco é transportado por mulas, e as malas dos turistas são levadas em carrinhos de mão pelos moradores locais. Nem pense em economizar no transporte das malas, pois corre o risco de ter que investir em uma bagagem nova. Leve o essencial para a ilha e negocie o transporte na chegada - o valor varia de acordo com a quantidade de malas e a distância a ser percorrida. Dividir o trajeto com outras pessoas é uma forma de baratear a despesa, mas ao longo do trajeto você percebe o valor do seu investimento.

Quanto mais rápido se deseja chegar em Morro de São Paulo mais caro se paga. A viagem comercial de avião, atualmente oferecida pela Azul, parte de algumas capitais do país com destino ao aeroporto de Valença. Chegando ao destinho ainda é necessário fazer o translado para a ilha de lancha rápida, com duração aproximada de 30 minutos.

Ainda por via aérea, a opção mais rápida de deslocamento para Morro de São Paulo é por meio de táxi aéreo, a partir do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador. São apenas 25 minutos de percurso com paisagens lindíssimas e o pouso é feito nas terceira e quarta praias, dependendo da empresa de táxi aéreo contratada.

FullSizeRender.jpg

Para quem não tem tanta pressa ou não conta com tantos recursos financeiros, pode utilizar o catamarã que é o transporte regular mais em conta saindo de Salvador e dura em média 2 horas de 30 minutos de viagem saindo, diariamente, do terminal marítimo de Salvador. O Catamarã para Morro de São Paulo é operado por três companhias: Biotur, Ilha Bela e Farol do Morro, mas é preciso comprar a passagem com antecedência.

Nós escolhemos fazer o trajeto de catamarã com a Biotur e foi uma experiência bem legal. Compramos as passagens ainda no Rio de Janeiro e tudo correu com muita tranquilidade. Já em Morro de SP, decidimos trocar o horário de retorno para aproveitar um pouco mais e pudemos fazer isso na loja da Biotur localizada na vila, pagando uma modesta taxa.

Apesar de ser uma viagem segura e tranquila, como não estamos acostumados com o mar, decidimos por tomar remédios anti enjoo antes das viagens (ida e volta) e assim fizemos o trajeto sem nenhum problema. No meu caso, o sono causado pelo remédio até ajudou a encurtar a viagem.

A Vila

Ao chegar a Morro de São Paulo a primeira vista é da Fortaleza de Taipirandú, guardando a vila e direcionando para o Pórtico da vila, por onde todos que chegam devem passar para o pagamento da TUPA, ou Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago. Essa taxa é paga uma única vez mesmo que faça passeios de barco e volte a entrar na ilha, por isso é importante guardar o recibo de pagamento. Quem tiver chegado à ilha por outro ponto e for fazer passeio de barco, pagará sua taxa ao reentrar na ilha. 

FullSizeRender.jpg

Ainda no pier de desembarque os moradores já começam a abordagem para carregarem as malas pela vila. Ao sair do pórtico é possível avistar a primeira ladeira da vila que, por si só justifica o investimento no transporte de malas. Superada a ladeira, é possível avistar a Igreja Nossa Senhora da Luz, na praça principal da vila.

O trajeto a seguir é uma imersão deliciosa na paisagem e hábitos locais até o receptivo da Segunda Praia. As opções de hostels, pousadas, hotéis e resorts, espalham-se da primeira a quarta praia. Para aqueles que querem estar próximos ao agito da vila a recomendação é hospedar-se nas duas primeiras praias, já aqueles que buscam descanso em hotéis e resorts com mais infra-estrutura interna terão que ficar nas terceira e quarta praias. Para chegar às últimas praias será preciso contar com o transfer dos hotéis que parte em horários determinados do receptivo da segunda praia. O transporte é gratuito, mas é preciso atentar para os horários limites de circulação

As Praias

Morro de São Paulo tem cinco praias principais divididas a partir de uma linha imaginaria determinada pelos seus estabelecimentos comerciais e aspectos geográficos.

A Primeira Praia é a praia da vila principal com a maior infraestrutura de pousadas e lojas. É a menor praia, com apenas 315 metros de extensão, e é ideal para a prática de esporte e lazer, como mergulhar e explorar a fauna e a flora marinha, jogar frescobol, andar de banana boat e aproveitar o banho em suas águas mornas e calmas. Outro ponto excelente de mergulho na ilha são as Piscinas Naturais do Forte.

FullSizeRender.jpg

A Segunda Praia, com 380 metros, se destaca pela presença de bares e restaurantes e também pela badalação peculiar. É a mais agitada e apropriada para banho com uma extensa faixa de areia, onde é possível praticar caminhadas ou relaxar na espreguiçadeira de uma das suas barracas ou restaurantes. No local, há ainda quadras para a prática de futevôlei e vôlei de praia, sem falar no banho de mar que é igualmente maravilhoso. No final de sua extensão, fica a Ilha da Saudade. Um aglomerado de pedras, misturado no meio da vegetação e dos coqueiros.

A Terceira Praia tem 800 metros. Conta com hotéis luxuosos e de lá que partem os passeios de volta às Ilhas de Tinharé e também para a Gamboa do Morro. Nela fica ainda a Ilha do Caitá, uma ilhota cercada de corais e com um único coqueiro. A calma e a transparência das águas são um convite para a prática do caiaque e também do mergulho. A faixa de areia é muita estreita nessa praia, mas é possível encontrar diversas lojas de aluguel de equipamentos esportivos como bike, caiaque, stand up , snorkel e ect.

FullSizeRender.jpg

A Quarta Praia é a maior de todas com 5 Km. É uma praia linda e deserta, com uma faixa verde de coqueiros de um lado e piscinas naturais no mar do outro. Com ótima oferta de hotéis e pousadas, concentra alguns restaurantes mais sofisticados e também as piscinas naturais de Morro de São Paulo, que aparecem na maré baixa. É também muito indicada para o mergulho.

Chamada de Praia do Encanto, ou Quinta Praia, e com acesso mais restrito, surpreende com águas cristalinas e toda beleza da mata atlântica. Mais tranquila, é o local ideal para quem busca por sossego, já que é possível ouvir até o canto dos pássaros. Indicado o passeio de bicicleta pela praia, mas é um passeio que demanda condicionamento pois são cerca de 8km para ir e voltar.

Tirolesa

FullSizeRender.jpg

A Tirolesa de 90 metros de altura e 300 metros de extensão, que termina nas águas da Primeira Praia é uma atividade imperdível para quem gosta de adrenalina nas viagens. A experiência dura 25 segundos e é feita em total segurança com os devidos equipamentos de proteção.

Para chegar até a tirolesa é preciso seguir em direção à Toca do Morcego e subir por um caminho de terra. Não conseguimos descer a tirolesa pois estava fechada no período em que estivemos na ilha. Mas do alto do Morro do Farol, junto à tirolesa, se tem uma vista fantástica das quatro principais praias e da vila de Morro de São Paulo. A subida valeu pelas fotos de toda forma.

Por do Sol

Uma das coisas mais prazerosas do Morro de São Paulo é apreciar o espetáculo do pôr do sol e não faltam opções para observar esse espetáculo da natureza.

FullSizeRender.jpg

No outro lado do Morro do Farol, há outro mirante com paisagens para sentar e ficar admirando. Para subir lá, é só seguir a trilha que passa em frente à Igreja. É possível contemplar o pôr do sol deste mirante no final de tarde.

Na Toca do Morcego é possível visualizar o espetáculo da natureza com conforto, segurança, além de boas opções de comidas e bebidas. Com música ao vivo e DJ, é cobrada uma taxa de entrada. É preciso chegar cedo para garantir o melhor local para apreciar o espetáculo da natureza.

FullSizeRender.jpg

Seguindo o estilo da Toca do Morcego, o Portaló também oferece um ambiente muito agradável para curtir o pôr do sol. O restaurante fica mais perto do Pórtico e não é preciso subir ladeira para chegar lá. São várias mesinhas espalhadas, bem confortáveis. Tem também um bar entre as mesas e área de chuveiro para uma ducha pós praia.

Passeios Barco

Morro de São Paulo é cercado por praias e ilhas como Boipeba, Moreré e Garapuá. O passeio Volta às Ilhas, que dura o dia inteiro,é possível conhecer as piscinas naturais e os bares flutuantes de Moreré e apreciar a saborosa culinária local.

A Gamboa do Morro é um vilarejo sem a típica badalação de Morro de São Paulo. Uma atração imperdível é o “banho de argila” nas falésias. Moradores garantem que faz bem para a pele e rejuvenesce. É possível chegar à Gamboa de barco a partir do pier da terceira praia, mas também tem a opção de ir caminhando até lá. A trilha é muito bonita mas é preciso tomar cuidado com as pedras e se atentar à maré, que deve estar baixa para ser viável chegar até Gamboa.

Restaurantes e Baladas

Com restaurantes para todos os gostos em Morro de São Paulo é possível encontrar desde a cozinha baiana tradicional, com moquecas e ensopados, até a internacional – com estabelecimentos que têm preços para todos os bolsos. A primeira e a segunda praias oferecem diversas possibilidades.
Para quem curte o agito, Morro de São Paulo é um excelente destino. Em novembro, a ilha sedia um grande festival de música que reúne, na Segunda Praia, dezenas de artistas locais e nacionais. No restante do ano, a agitação acontece na Pulsar, uma casa de shows com muita musica eletrônica.

Com paisagens, delícias típicas da Bahia e atrações democráticas, Morro de São Paulo encanta a todos que a visitam. Para aqueles que ainda não conhecem a vila, Morro de São Paulo é o próximo destino ideal para suas férias.


Esse post é parte faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os postos de hoje são sobre lugares fascinantes para passar as férias. Blogueiras:

Mapeando Gramado: 5 atrações imperdíveis para suas férias em Gramado

Vivendoavidapelomundo: Disney, divertimento para todas as idades

Aninha Por Aí: Orlando - a capital mundial dos parques temáticos

Manu no Mundo: 10 destinos de férias

Viajante em Série: Las Vegas em família, gastando pouco

As Praias Paradisíacas de Arraial do Cabo

As Praias Paradisíacas de Arraial do Cabo

Planejando a Roadtrip em 10 Passos

Planejando a Roadtrip em 10 Passos